Tratamentos



Todos os Tratamentos




Cosmiatria

A Cosmiatria é uma subespecialidade da Dermatologia direcionada para o tratamento e prevenção dos sinais de envelhecimento facial e corporal.
No estudo da cosmiatria, aprende-se a formular cosméticos e indicar procedimentos de acordo com o tipo de pele do paciente, objetivando atenuar e prevenir os sinais da idade.

PEELINGS QUÍMICOS

O peeling químico é uma técnica usada para melhorar a aparência da pele. Uma solução química é aplicada sobre a pele do rosto, colo ou mãos, promovendo a descamação das suas camadas externas e estimulando assim a renovação celular. A nova pele é mais macia e viçosa. Os peelings químicos são capazes de melhorar a oleosidade, cravos, poros dilatados, manchas e cicatrizes de acne superficiais. Já rugas, vincos profundos e flacidez necessitam de outros tipos de tratamento, como cirurgia plástica, preenchimento ou aplicação de toxina botulínica.
O peeling é realizado no consultório, com duração de 20 a 30 minutos. Inicialmente a pele é limpa e desengordurada. Em seguida, aplica-se com algodão uma sequencia de substâncias químicas (ex. Jessner, ácido retinóico, ácido tricloroacético). A escolha da substância química e a sua concentração determinarão a profundidade do peeling. Nos peelings superficiais, a escamação é mais sutil (3-4 dias), a recuperação é rápida, e o paciente mantém suas atividades habituais. Já nos peelings mais profundos, a pele torna-se escurecida e escama intensamente durante 7 dias, havendo necessidade de afastamento do trabalho e das atividades sociais. Quando se opta por um peeling superficial, um bom resultado será alcançado após 3 sessões. Quando se opta por um peeling mais profundo, uma sessão é suficiente e não deverá ser repetida antes de 1 ano.

MICRODERMOABRASÃO COM CRISTAIS

A microdermoabrasão é a técnica na qual um aparelho lança um jato de cristais de hidróxido de alumínio sobre a pele, promovendo a abrasão e a renovação das camadas superficiais da pele. Pode ser usado na face, antes dos peelings químicos ou também em estrias. Estudos científicos já mostraram que, após múltiplas sessões, ocorre um aumento no número de fibras colágenas e elásticas, que dão sustentação à pele.

TOXINA BOTULÍNICA

A toxina botulínica é usada em Dermatologia com o propósito de enfraquecer os músculos causadores das rugas do rosto. É injetada através de uma agulha muito fina em pontos específicos da face (ex. testa, entre as sobrancelhas, nos pés-de-galinha).
O desconforto durante o procedimento pode ser amenizado com a aplicação de um creme anestésico 30 minutos antes. O resultado não é imediato, e as rugas irão desaparecer lentamente ao longo de 10 dias. O efeito do produto dura aproximadamente 4-5 meses. Isso é uma estimativa, ou seja, em alguns pacientes o efeito pode durar mais e em outros menos tempo. Nos pacientes com musculatura muito potente e forte, como os homens, ou nos pacientes de mais idade, a duração do efeito tende a ser menor.
O paciente pode voltar às atividades habituais imediatamente, pois a aplicação quase nunca deixa marcas. Recomenda-se apenas evitar exercício físico intenso por 24 horas.

PREENCHIMENTO COM ÁCIDO HIAURÔNICO

O preenchimento com ácido hialurônico tem como objetivo corrigir rugas finas, sulcos, cicatrizes superficiais e aumentar o volume dos lábios. A substância utilizada é um gel estéril de ácido hialurônico de origem não animal, armazenado em seringas de 1 ml. Essa substância é injetada dentro das camadas da pele, promovendo uma correção temporária das imperfeições. O material é reabsorvido pelo organismo entre 6 e 12 meses dependendo da área tratada e do volume que foi utilizado, podendo ser reaplicado após esse período se desejado.

VOLUMIZAÇÃO FACIAL
É a técnica na qual aplica-se profundamente (na camada gordurosa) ácido hialurônico de alta densidade para devolver os volumes originais da face, remodelando maçãs do rosto e mandíbulas.

DEPILAÇÃO A LASER

O processo de depilação com o Laser de Diodo Light Sheer consiste na eliminação da raiz do pelo através da aplicação de feixe de luz altamente concentrado. Esse procedimento foi exaustivamente testado nos Estados Unidos, onde foi aprovado pelo Food and Drug Administration (FDA) em fevereiro de 1998.
A depilação é realizada através de várias sessões mensais com duração de poucos minutos ou até uma hora dependendo da área a ser tratada. Sabe-se que pelos escuros e grossos respondem muito melhor ao método do que pelos finos e loiros. Para a obtenção de um bom resultado, as sessões devem ser realizadas a cada 4 semanas. Estima-se uma média de 5 sessões para uma redução significativa e impactante dos pelos. O tratamento para a barba é mais longo.
A luz do laser age diretamente na raiz do pelo, portanto, os pacientes devem suspender qualquer método depilatório que remova o pelo pela raiz (cera ou pinça) 20 dias antes do procedimento. No dia da primeira sessão, os pelos devem ser aparados rentes à pele com o uso de lâmina de barbear.

LASER E LUZ INTENSA PULSADA

Laser e Luz Intensa Pulsada (LIP) são fontes de luz utilizadas na Dermatologia com o objetivo de melhorar lesões de pele. Existem vários tipos de laser em Medicina, classificados de acordo com suas propriedades físicas. Cada máquina tem um “alvo” diferente, que pode ser manchas escuras, vasinhos vermelhos, microvarizes, tatuagens, rugas ou colágeno. Portanto, o sucesso do tratamento dependerá da escolha da máquina certa para o “alvo” certo.
O procedimento é realizado no consultório, com duração variável de acordo com a área tratada. Os olhos são protegidos por óculos especiais, enquanto a luz vai sendo aplicada sobre a pele. O desconforto pode ser minimizado pela aplicação prévia de cremes anestésicos. Logo após a sessão, a pele ficará sensível e avermelhada, as manchas mais escurecidas e os vasinhos mais vermelhos ou com coloração arroxeada. Nas duas semanas subseqüentes, o organismo absorverá o pigmento escuro e os vasinhos. Nesse período, filtro solar deve ser usado 3x/dia e a pele pode ser maquiada para camuflagem. Após 30 dias, é possível avaliar o resultado e a necessidade de mais sessões.

HIPERIDROSE AXILAR

É o excesso de suor nas axilas, prejudicando a qualidade de vida. Os pacientes se queixam de roupas molhadas e manchadas, aspecto de má higiene, impressão de descontrole emocional e falta de adaptação aos trajes necessários para o trabalho. É mais comum entre adultos jovens, em especial nos homens. Costuma perdurar durante toda a idade adulta e regredir espontaneamente na velhice. Está associada com nervosismo, estresse, ansiedade e obesidade. A toxina botulínica é um tratamento altamente eficaz. Aplicada em consultório, com descoforto mínimo, permite o retorno ao trabalho imediatamente. O suor desaparece em alguns dias, e o efeito dura entre 4 e 12 meses dependendo do indivíduo.

CO2 FRACIONADO

O Laser de Co2 é absorvido pela água de dentro da células. Ao absorver a energia do laser, há um rápido aquecimento dessas células na pele, que se vaporizam. Isso deixa um espaço de regeneração da pele, que se retrai rapidamente, provocando uma reorganização do tecido vaporizado e da pele ao redor, o que auxilia na retração da pele flácida. O Laser Fracionado de CO2 está indicado quando queremos promover uma remodelação das camadas da pele, com estímulo da produção de colágeno. As principais indicações são o tratamento de cicatrizes de acne, rugas, manchas senis e flacidez.
A aplicação de CO2 no rosto leva aproximadamente 40 minutos. Normalmente são necessárias 3 sessões, a cada 3 meses, para atingir os resultados esperados. No período pós laser são necessários alguns cuidados especiais, orientados de acordo com cada caso.