Melasma

Queixa muito frequente no consultório, o melasma é um distúrbio da pigmentação, que se caracteriza pela presença de manchas escuras no rosto.

Acomete mais mulheres do que homens e manifesta-se por volta dos 25 a 30 anos. Genética, radiação solar e alterações hormonais, como as que ocorrem na gestação, favorecem o surgimento. Melasma não é grave, nem contagioso, mas pode causar um impacto cosmético significativo, diminuindo a autoestima e a qualidade de vida.

O tratamento é bastante eficaz, sendo realizado com cremes clareadores, fotoproteção rigorosa e procedimentos no consultório. Tais medicamentos clareadores devem ser usados o ano inteiro numa tentativa de inibir a produção de melanina. Existem ativos próprios para o verão e outros mais utilizados no inverno sob prescrição médica. De fundamental importância é o uso correto de filtro solar de amplo espectro, com proteção UVA e UVB, de FPS alto e, de preferência, com cor. O filtro deve ser aplicado 3 x/dia, o ano inteiro, mesmo dentro de casa. A maquiagem também ajuda a proteger a pele da luz visível, além de camuflar as manchas, melhorando a autoestima.

O tratamento do melasma pode ser otimizado com o auxílio de procedimentos dermatológicos, tais como laser Qs, peelings, luz pulsada e microagulhamento. Lembrando que não há tratamento definitivo, e as manchas podem reaparecer após exposição solar desprotegida.

Deixe seu comentário ou dúvida

Compartilhe este artigo

Novo número de Whatsapp

51 99550.2229