Harmonização facial

É um dos termos mais usados atualmente no mundo da Cosmiatria, mas você sabe exatamente o que significa?
harmonizaçao facial

Na consulta dermatológica inicial, realiza-se uma avaliação minuciosa do rosto, onde são reconhecidas as alterações da face relacionadas à idade ou pequenos detalhes que quando melhorados aumentam a percepção de beleza.

Cada alteração pontuada corresponde a um tratamento específico. Por exemplo, rugas dinâmicas na testa e pés de galinha serão tratadas com toxina botulínica. Olheiras profundas e perda das maçãs do rosto serão tratadas com preenchimento de ácido hialurônico. E assim por diante. Faz-se primeiro o diagnóstico e depois um plano de tratamento, que envolverá todas as alterações trazidas pelo envelhecimento. Portanto, para “harmonizar” um rosto, serão necessários um conjunto de procedimentos estéticos, realizados num curto período de tempo, capazes de contemplar todas as mudanças sofridas pela idade.

Pacientes jovens também podem realizar “harmonização facial”. Nesses casos, não há perdas a serem corrigidas, apenas alguns detalhes a serem embelezados. Por exemplo, uma moça com queixo “pra dentro” pode ter seu perfil harmonizado através da projeção do queixo com ácido
hialurônico. Um jovem rapaz de rosto oval, através de preenchimento com ácido hialurônico nas suas mandíbulas, pode ganhar uma face mais masculina. Lábios muito finos e desproporcionais também podem ser embelezados.

Como você já percebeu, o número de procedimentos e a quantidade de seringas, unidades e frascos, vai depender da idade e do grau de envelhecimento. Pode ser apenas algumas unidades de toxina para elevar a cauda da sobrancelha numa paciente jovem. Pode ser apenas
uma seringa de ácido hialurônico nas olheiras ou lábios. Mas também podem ser necessárias algumas (muitas) seringas de ácido hialurônico.

 

Agora que você entendeu o que é “Harmonização Facial”, vou dar minha opinião.

Nesses meus 17 anos de prática dermatológica, e alguns muitos pacientes tratados, tenho um entendimento diferente da Cosmiatria. Não estou preocupada em fazer a tão falada sessão de harmonização facial, até porque uma mudança rápida e intensa salta aos olhos da família e
amigos. Estou mais preocupada se este paciente está fazendo, ano a ano, a sua prevenção do envelhecimento. Tratando as manchas, usando filtro solar, aplicando Botox 2 x/ano, estimulando o colágeno de tempos em tempos, corrigindo as imperfeições a medida que aparecem. Pois, na idade madura, nosso rosto será o resultado de todos os procedimentos estéticos que fizemos, daquele que não fizemos, e infelizmente, daqueles procedimentos mal executados. Então, escolha um bom Médico Dermatologista e faça uma aliança duradoura com ele. A boa prática média caminha de mãos dadas com a CIÊNCIA, sem espaço para modismos ou soluções mágicas. A ciência traz segurança. Desconfie de assuntos polêmicos. E sinta-se linda!

Deixe seu comentário ou dúvida

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp