Qual o seu tipo de pele? [aprenda a identificar]

Podemos classificar a pele de uma pessoa de diversas formas. Uma delas é através da classificação de Fitzpatrick, que divide a pele em 6 fototipos, de acordo com a sensibilidade ao sol.
qual-meu-tipo-de-pele

Classificação de Fitzpatrick, Glogau e Baumann.

I – Pele branca

Queima com facilidade, nunca bronzeia

II – Pele branca

Queima com facilidade, bronzeia muito pouco

III – Pele morena clara

Queima moderadamente, bronzeia moderadamente

IV – Pele morena

Queima pouco, bronzeia com facilidade

V – Morena escura

Queima raramente, bronzeia bastante

VI – Pele negra

Nunca queima, totalmente pigmentada

Essa classificação é importante, pois fototipos mais claros (I ao III) tem maior risco de câncer de pele. Já fototipos mais escuros (IV ao VI) tem uma maior tendência a manchas escuras na pele (melasma, hiperpigmentação pós inflamatória). Além disso, alguns procedimentos estéticos, como peelings profundos e lasers ablativos, não podem ser realizados em fototipos mais altos (V e VI).

Também podemos classificar a pele de acordo com o grau de Fotoenvelhecimento – Classificação de Glogau

Escala de envelhecimento de Glogau

A classificação de Glogau foi desenvolvida para medir de forma objetiva a gravidade do envelhecimento, especialmente as rugas. Ela auxilia dermatologistas a escolher os procedimentos estéticos mais indicados para determinado paciente, de acordo com o grau de fotoenvelhecimento.

Classificação Glogau de Fotoenvelhecimento

GRUPOCLASSIFICAÇÃOFAIXA ETÁRIADESCRIÇÃOCARACTERÍSTICAS
ILEVE28-35 Ausência de rugas Fotoenvelhecimento leve: alterações leves de pigmentação, rugas mínimas, ausência de ceratoses, pouca ou nenhuma necessidade de maquiagem
IIMODERADO35-50 Rugas dinâmicasFotoenvelhecimento leve a moderado: sardas marrons, ceratoses palpáveis, rugas de expressão, necessidade de alguma maquiagem
IIIAVANÇADO50-65 Rugas estáticasFotoenvelhecimento avançado: alterações evidentes de pigmentação, vasinhos dilatados, ceratoses visíveis, necessidade de muita maquiagem
IVGRAVE60-75Muitas RugasFotoenvelhecimento grave: alteração na cor da pele, lesões pré-malignas, pele muito enrugada, dificuldade em usar maquiagem, pois a pele é seca e “craquelenta”

Em 2006, uma nova e mais abrangente forma de classificar a pele foi publicada pela dermatologista americana Dra. Leslie Baumann, no livro The Skin Type Solution. O sistema criado pela Dra. Leslie leva em consideração quatro características: hidratação, sensibilidade, pigmentação e tendência a enrugar. A hidratação verifica se a pele é seca ou oleosa.

O grau de sensibilidade indica se a pessoa tem a pele resistente ou sensível. A pigmentação indica a tendência a manchar ou não a pele. Finalmente, avalia-se se a pele é firme, com menor propensão a rugas, ou se tende a enrugar com os anos.

Com o diagnóstico mais preciso, é possível escolher de foma adequada quais os cremes e procedimentos certos para cada tipo de pele. Por exemplo, peles com tendência à pigmentação ou a rugas necessitam de filtros solares com FPS alto. Peles sensíveis necessitam maquiagem e produtos hipoalergênicos e suaves.

Vale lembrar que a pele da gente muda com o passar da idade e também de acordo com a estação do ano. Peles maduras são mais secas que peles jovens. No verão a oleosidade é maior, assim como a sensibilidade no inverno.

Deixe seu comentário ou dúvida

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp